Site Autarquico de Lagoa

Início |18,8º | sábado, 21 de outubro de 2017 | Mapa do Site | Adicionar aos favoritos |
-a +A
pt | en |
Mapa

Iniciativas

Orçamento Participativo 2016Lagoa Cidade do Vinho 2016 Viva +Centro de Deposição de Resíduos Cerca da LapaRevisão da Carta EducativaPlano Estratégico de Desenvolvimento | Cidade de Lagoa Prémio Literário Santos Stockler

Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Lagoa

Francisco Martins_Presidente da Câmara Municipal de Lagoa

É com muito gosto e satisfação que volto a escrever a mensagem do Orçamento Participativo (OP) agora para o ano de 2016, desde logo agradecendo a todos aqueles que participaram na primeira edição do OP e deixando expressa a minha esperança de continuar contar com os Lagoenses neste projeto. Satisfação acima de tudo pela forma como os nossos cidadãos responderam ao desafio que então lançámos ao implementar pela primeira vez no Concelho de Lagoa a participação da sociedade civil na gestão de parte do orçamento camarário, para a concretização de obras apresentadas e votadas pelos próprios.

Para 2015 dotámos o (OP) com 300 mil euros, o que em termos percentuais foi o maior do País. Na apresentação pública das nove propostas mais votadas, o total orçamentado ultrapassava a dotação inicial, mas para que nenhuma proposta ficasse de fora reforçámos a verba com 20 mil euros correspondente ao diferencial. Para encerrar esta primeira experiência entregaremos à população todas obras concluídas, ainda este ano; mais três parques geriátricos para o Concelho, uma ciclovia, uma parede de escalada, o abastecimento de água ao sítio da Canada, melhoria das acessibilidades na Vila de Estômbar, projeto de mobilidade sustentável (bicicletas) localizado em Ferragudo, Carvoeiro e Senhora da Rocha e a pavimentação da estrada entre o Pinheiro Redondo e a “Casa do Lavrador”. Foram estas as escolhidas pelos cidadãos e serão respeitadas com a garantia da execução.

O (OP) é um processo evolutivo disse-o na primeira mensagem, reitero agora a afirmação de então, quero que os cidadãos do meu Concelho continuem a apresentar propostas que tragam uma evolução à imagem e vivência de Lagoa. E por isso para 2016 será dotado novamente o compromisso de investimento de 300 mil euros. Todos juntos vamos dar continuidade a esta forma de participação direta de cidadania. Lagoa é dotada de cidadãos atentos e participativos ligados a várias áreas temáticas desde o desporto à cultura, ou com experiência de vida e é a esses que envio através desta mensagem o meu apelo para que participem, opinem, debatam porque o futuro resulta daquilo que no presente, se projete. O espaço está aberto, é nos encontros do Orçamento Participativo para 2016.  

Conto com todos e Lagoa também.

Francisco Martins

AGENDA

    PUBLICAÇÔES


    Água